sábado, 6 de novembro de 2010

Uma ARPIAC para todos



Mas, o mais importante é o que se refere à implementação das condições de participação dos sócios em condições mínimas de igualdade. O que se não está a verificar.

E sobre isto voltaremos a falar.”


TODOS POR UMA ARPIAC PARA TODOS

Nas considerações que fizemos sobre “Ilegalidade Estatutária” (ver AQUI) a propósito da violação dos Estatutos terminámos com o trecho que acima transcrevemos.

E como o prometido é devido…

Não ignoramos que o desemprego em Portugal é uma realidade assustadora e que aumenta, aumenta, aumenta… É, possivelmente, por isso, que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ARPIAC a convoca para funcionar em período laboral, para as 13 horas e 30 minutos. Será que ele pensa que todos os sócios da Instituição estão reformados ou desempregados? Só, assim, se compreende a escolha da hora! Mas será mesmo só por isto?

Permitam-nos mais uma achega: Num dia útil da semana, às 13 horas e 30 minutos além dos reformados só podem comparecer os utentes do Lar e os utentes do Centro de Dia, pessoas que lá estão com alguma (muita?) dependência dos serviços que a ARPIAC (que queremos que seja NOSSA), presta.

Está-se, pois, a discriminar o direito que os sócios que trabalham têm de comparecer e analisar e discutir e votar o orçamento e o Plano de Acção para 2011. No plano da igualdade de oportunidades estes sócios estão a ser marginalizados o que numa sociedade democrática é, simplesmente, intolerável.

Não é por acaso que, por exemplo, as reuniões públicas das Juntas de Freguesia, são, salvo alguma excepção, feitas em horários pós laborais. Pode até dar-se o caso de nenhum cidadão comparecer, mas será porque não quer, e não, porque não possa. E é este querer e poder que faz a diferença.

O associativismo é indissociável da democracia participativa. Quem põe obstáculos à democracia participativa, à maior e melhor participação dos cidadãos, contribui para impedir o desenvolvimento do associativismo.

A Lista “MUDAR para SERVIR” deseja, quer e vai criar todas as condições para que a participação de todos os que queiram uma ARPIAC para todos seja uma realidade.


1 comentário: